Quem? Eu!

Minha foto
Vênus City, Tchê(!), Rio Grande do Sul, Brazil

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Um olhar sobre a Campanha da Telecom Italia Mobile – TIM

A sociedade está em constantes conflitos que geram mudanças de paradigmas e opiniões. modificações.  E o ser humano não é inerente a tais acontecimentos, pelo contrpario, é devido a suas mudanças que surgem novas necessidades ao ponto de vermos, a cada dia, mais e mais produtos que tentam encantar os consumidores e conquistá-los. Isso ocorre em todos os segmentos sociais e dá ao ser humano uma sensação de querer sentir-se livre para realizar suas escolhas como bem entender. Viver sem fronteiras é uma possibilidade que atrai a todos, pois garnte a liberdade que todos nós, individualmente, almejamos.  
É exatamente isso que a empresa Telecom Itália Móbile – TIM, uma operadora de telefonia móvel, desejou expressar essa “liberdade” desde que foi introduzida no Brasil em 1998. “Viver sem fronteiras” foi o slogan inicial que conquistou olhares de um público numeroso.
No ano de 2009, porém, a empresa trocou seu slogan para “Você, sem fronteiras”, com a perspectiva de destacara-se das demais telefonias e aumentar suas vendas. Para eles, o pronome “você” aproximaria o público do produto, traduzindo suposta intimidade entre os mesmos, pois concluiram que as estratégias do anio anterior mantinha relação mercantilista com o consumidor, estando em voga a concorrencia com demais mais e não a preferência. Haviam percebi uma significativa baixa em relação às vendas e resolveram modificar a imagem da empresa. Também percebe-se, através das críticas, que a empresa não conseguia transmitir credibilidade, pois muitos clientes tinham uma opinião negativa sobre ela e diziam que os planos da telefonia eram enganosos.
Para reposicionar a marca, foram criados três vídeos intitucionais. “Você, sem fronteiras” buscou interligar, estrategicamente, a comunicação com os atuais e futuros clientes, utilizando-se de fatos que geram reflexão e traduzem fronteiras caindo ao pó; reposicionar a marca no mercado iniciou com a ação “Mente sem fronteiras”. As barreiras sociais impostas quanto a questão de preconceito racial foram introduzidas à propaganda de uma forma inteligente.
Utilizaram a imagem de Barack Obama, o primeiro presidente negro dos EUA  que demonstra uma mudança social que foi marcante para o mundo; além disso, com o aparecimento da figura do Papa Bento XVI tendo seus sermões transmitidos via on-line, alguns dogma que a Igreja carregava foram diluídos com a aceitação da tecnologia pela religião (sem falar que houve um período que diziam que a televisão era um aparelho demoníaco).  O vídeo da proganda encerra com a frase “Toda banda-larga será inútil se a mente dor estreita”, deixando implícita a ideia de que aqueles que não tem mente estreita devem agir de uma forma que demostre sua posição, ou seja, quem tem um TIM tem mente aberta, acompanha as mudanças e está livre de preconceitos e dogmas.
Em anúncios, vemos frase de efeito como “Alguma coisa está acontecendo” e o slogan “É tempo de mente sem fronteiras” aparece acompanhados de casais de etnias diferentes e de mesmo sexo, fazendo o leitor se engajar nestas atualizações que perpassam o tempo e que precisam ser acompanhadas. Falando sobre respeito às diferenças, a Tim fez uma campanha alusiva a pessoas com deficiencias na fala (gagos) “Fa-fale ma-mais, pa-pague menos”, isso demonstra que procura atingir todas as camadas sociais. Alguns esteriótipos também são utilizados como o de um pai zeloso empinando pipa com o filho, dentre tantas outras, também são é uma estratégia.
As camanhas tem geralmente um carater persuasivo, tentando atingir o público no campo da emoções, para que percebem que esta seria a melhor escolha, pois há uma identificação com o produto.
Esta mudança ocorreu em março de 2009, portanto ainda não há como dizer se, em números, foi um investimento lucrativo, porém, é inegável que a empresa investe muito em publicidade; a busca por transparer ser um produto atual inovador são grande características da TIM. Embora hajam críticos, a empresa não os friza em mídia e houve uma mudança interna que fez com que reelaborassem e revessem  planos e promoções para conquistar a credibilidade dos clientes.

By A.Jociane

Nenhum comentário:

Postar um comentário